sábado, 30 de junho de 2012

Golpe do baú?? Ou é preconceito?

Reconheço que tenho alguns preconceitos como toda a gente. Tento racionalizá-los e ver se realmente fazem sentido eu não aceitar situações, atitudes, opiniões, embora vá fazendo um esforço para me ir libertando de certos fantasmas, alguns  vêm da infância. Como quase todos nós, os nossos preconceitos vêm da nossa cultura, o que nos foi sendo enraizado, ensinado e passado desde pequenos.
Posto isto, tenho alguma dificuldade em aceitar o amor quando existe uma grande diferença de idades.
As diferenças servem para acentuar as marcas do tempo, das experiências que um viveu e o outro ainda tem por viver. A alegria, juventude, o querer descobrir o que o outro já descobriu, o querer viver o que o outro já viveu, a juventude que o outro já não tem, faz com que os mundos sejam diferentes, com vontades e vivências  opostas.
Pode ser preconceito, sim, mas uma união de 20, 30 40 anos de diferença na idade,
é coisa que não consigo entender.
Olho sempre como uma união de algum  interesse que não seja AMOR. Sei lá... tipo..., conforto, segurança, bem estar económico e social, olhos postos no futuro, tudo isso me passa pela cabeça.
O outro lado da moeda poderá ser visto como…, ter um "troféu", ter ao seu lado um(a) jovem, um corpo firme, sem as marcas do tempo, sem rugas nem cabelos brancos, nem as resiliências que a própria da vida dá. Poder passar a sua sabedoria, é uma forma de mostrar que ainda desperta o interesse no outro, conseguir seduzir, é uma forma de mostrar que ainda se é capaz.
Eu e os meus fantasmas, gostava de eliminá-los, mas alguns são bem difíceis este é um deles.
E vocês o que pensam sobre a união de duas pessoas com uma grande diferença de idade?

3 comentários:

  1. Também tenho um pouco esse preconceito, talvez porque o amor é algo tão abstracto.
    Gostei do blog! :D

    Beijinhos

    http://freakingbeautifulness.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não consigo resistir ao preconceito!
    Não acredito!

    ResponderEliminar
  3. Faz-me sempre alguma confusão. Não digo que as pessoas não estejam apaixonadas e não consigam ser felizes, mas faz-me sempre confusão como conseguem ter coisas em comum. Há coisas muito próprias de cada uma das fases da nossa vida (e da nossa idade) e questiono-me sempre como é que as pessoas conseguem contornar e lidar bem com isso!
    Mas não sou contra e desde que as pessoas sejam felizes...

    ResponderEliminar